terça-feira, 3 de março de 2009

A CAIXA DE PANDORA FILOSOFIA - PROF CIBELE ( AULA DIA 17/02/09)

A CAIXA DE PANDORA

DESDE OS TEMPOS MAIS PRIMATAS D AHISTÓRIA DA HUMANIDADE O HOMEM COMPREENDEU POR MEIO DOS MECANISMOS DA SELEÇÃO NATURAL QUE SOMENTE OS MAIS FORTES VENCEM.

A CAIXA DE PANDORA

Prometeu,, deus cujo nome em grego significa "aquele que vê o futuro", doou aos homens o fogo e as técnicas para acendê-lo e mante-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato, porque o segredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso, ordena Hefesto, deus do fogo e das habilidades técnicas, que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a apresentasse à assembléia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu essa mulher com uma roupa branquíssima e adornou-lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pesoalmente aos deuses, e todos ficaram admiriados; cada um lhe deu um dom particular. Antena lhe ensinou as artes que convêm ao seu sexo, como a arte de tecer. Afrodite, lhe deu o encanto, que despertari ao desejo dos homens. As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro. Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, juntamente com a arte de seduzir os corações por meio de dircursos insinuantes. Depois que todos os deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer "todos os dons".
Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu. Entretanto, ele nao quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também nao aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significava "aquele que reflete tarde demais", ficou encantado com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.
A caixa de Pandora fi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome, e todos os outros males, que se espalharan pelo mundo e tornaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu tentou fechá-la mas só restou dentro a Esperança, uma criatura alada que estava prestes a voar, mas que ficou aprisionada na caixa.
Esse mito como muitos outros, tem versões diferentes. Numa delas, por exemplo, a Esperança chega a escapar da caixa, e é graças a ela que os homens conseguem enfrentar todos os males e não desistem de viver. Além disso, nessa outra tentativa, o presnete de Hermes não é a capacidade de seduzir e sim a falsidade. Fala-se, ainda, que não era uma caixa o que Pandora levava, mas um vaso. Essas variações, alías, mostram como os mitos sofriam modificações à medida que eram narrados.
Na grécia Antiga, em suma, é importante ressaltar "essa familiaridade" das pessoas com os deuses. Os mitos formavam, para os gregos daquele tempo, um sistema complexo, que explicava praticamente todos os elementos de sua cultura. Eles estavam organizados num conjunto coerente, lógico; em termmos amplos, era uma maneira de ver o mundo, de explicá-lo e compreendê-lo.


Na mito da CAixa de Pandora, Zeus representa o poder, e quando ele se irrita com a desobediência de Prometeu, mostra que o homem quando no poder, quando na posição de dominante, jamais aceita que o dominado seja inteligente e capaz de questioná-lo.
Zeus é a representação do poder e como tal não aceita ser afrontado, não admite a evolução do outro, poder afrontado é sinÔnimo de punição, pois isso garante que o dominador sempre se mantenha no poder.
Na caixa de pandora, como ja vimos, fica bem clara a idéia de poder, assim como a construção do imaginário da mulher, que aqui representada por Pandora, nos remete à imagem da mulher como uma criatura falsa, feita para seduzir,como se a mulher fosse um perigo, falta de sorte para o homem. Um ser frágil para a fácil dominação masculina.
No mito, a mulher é a causadora da liberação de todos os males sobre a Terra, males que só podem ser superados se nós, seres humanos, nos agarramos à Esperança. O fato é que não existe nenhum caso de superação, em que algum sujeito para se reerguer na vida não tenha se apegado à esperança, o que nos mostra a importância de jamais a perdemos, pois diante de tantos males, é só através dela ( da esperança) que conseguimos superá-los.



QUESTIONÁRIO (É PRA RESPONDER GALERAAAAA)

1)Por que Zeus reage de modo cruel?

2) O que representa a mulher no contexto?

3) Discorra sobre a esperança.



PENSEM COMIGO:

Embora no constructo mitológico o surgimento dos males esteja descrito como uma “vingança de Zeus” está claro que foi uma Conseqüência de os homens se terem apropriado de um elemento divino – a autoconsciência e o conhecimento do bem e do mal, simbolizados pelo fogo dos deuses, mas ainda não estarem maduros para lidar com esse poderoso elemento, até então de posse exclusiva dos deuses.
Os homens adquiriram uma faculdade de conhecimento até então exclusiva dos deuses e se tornaram potencialmente divinos, mas ainda eram primários e animalizados (nos mitos, este estágio da humanidade é representado pelos titãs ou pelos homens da Atlântida) para saberem lidar com essa força divina que agora existia em sua alma.
Analogamente, podemos citar o fato de que os chimpanzés aprenderam a técnica de usar pedras para quebrar nozes, mas imaginem quantos males aconteceriam na floresta se eles aprendessem a fabricar dinamite.
O homem físico não passa de um chimpanzé ligeiramente aperfeiçoado, dotado de uma centelha de consciência que pertence à ordem divina do Universo. Essa coexistência entre nossa natureza animal e nossa natureza divina é a causa de todos os males, pois o conflito é inevitável enquanto a natureza divina ainda não “domou” e “domesticou” totalmente a natureza animal.
No mito de Adão e Eva, parece que existe uma possibilidade de se evitar o pecado e a queda, enquanto no mito grego essa inevitabilidade é evidente: Uma vez que Prometeu roubou o fogo dos deuses, as conseqüências viriam inevitavelmente: Zeus sabia que Pandora abriria a caixa, enquanto no mito hebreu parece que Deus não sabia se Adão obedeceria ou não à proibição divina de comer o fruto proibido.
Aos compararmos a versões mitológicas análogas da cultura hebraica e da grega, não queremos valorizar uma e desvalorizar a outra, mas sim destacar o fato de que as tradições refletem o contexto cultural e religioso dos povos a que se destinam.
A cultura hebraica jamais poderia supor que Deus pudesse também dar origem ao mal, visto que seria inadmissível que um Deus Bom e Justo pudesse originar o mal.
A cultura grega jamais poderia admitir que o Deus Supremo pudesse ter um adversário e opositor, visto que um Deus Sábio e Poderoso não poderia ter sua obra obstruída por algum adversário.

Sempre que aplicamos atributos e qualificações à Divindade, essas distorções são produzidas, porque as atribuições são qualificações antropomórficas feitas pelos próprios homens , que criam uma imagem de Deus, como uma imagem sublimada de si próprios, projetando nela as imagens e ideais mais valorizados pelas diversas sociedades humanas.

7 comentários:

  1. Nossa, Kamila, vc realmente me surpreendeu muito viu. Confesso q tinha uma imagem totalmente de vc, por seu jeito descontraído , mas vi por seu blog e orkut q vc além de ser mto inteligente, é super disciplinada, entusiasmada e empenhada em realmente conquistar seus objetivos. Gostei demais de suas fotos são mto lindas e sobre os livros q vc indica ou colocou q gosta, são ótimos livros, mas gostaria d tbm lhe dar uma dica d quem teve um avô Procurador Geral da República, e que me deu mtas dicas preciosas antes de falecer, e algumas delas foi sobre a literatura q devemos prestar atenção, e sendo assim as de Alexandre Dumas como por ex: D'Artanghan e os Três Mosqueteiros, A Rainha Margôt, O Pilar de Ferro; O Conde de Monte Cristo e etc..., são livros clássicos q podemos tbm nos interessar p/ obtermos mais cultura num período em q poucos tém esse tipo de oportunidade e acesso a certas informações.Espero q tenha gostado de meu recado, embora tenha sido um tanto extenso né rsrsrs.Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi linda... obrigada pelos elogios e muuuito obrigada pelas dicas dos livros.... os acrescentarei na minha leituraa... Brigadão..

    O blog nao está completo, falta muita matéria... mas espero que possa ajudar no desempenho do nosso estudo... e já já estará atualizadoo...

    ResponderExcluir
  3. Poow acheei muito legaal, interessante, me ajudou muito aqui, brigada . :D

    ResponderExcluir
  4. eu deixei o comentário ali de cima, repareei que o seu sbrenome é Aranha ^^ , o meu tbm ^^ .

    ResponderExcluir
  5. Nossa que legal...
    Legal por ter ajudado e legal por ter o mesmo sobrenome.. será que somos parentes??? rsrsrsrsrs

    bjus

    e bons estudos...

    ResponderExcluir
  6. amigaaaaaaaaaaaaaaaa linda Parabénssssssss
    por ser essa pessoa maravilhosa sempre ajudando seus amigos!!!!
    t amuuuu muitaooo
    bjussss
    carlinha mega mega lendaaaaa huahauha

    ResponderExcluir
  7. Que gracinha de menina.
    Parabéns pelo teu blog super feminino, todo rosinha.
    beijinhos Linda

    ass. Flávia Cristhina
    (companheirinha de sala)

    ResponderExcluir