segunda-feira, 16 de março de 2009

FILOSOFIA.... 03/03/09

LIVROS... CONVITE À FILOSOFIA (MARILENA CHAUÍ) E CURSO DE FILOSOFIA DO DIREITO (EDUDARDO BITTAR/GUILHERME ALMEIDA)

A Filosofia tem como símbolo A CORUJA, devido ao fato de que coruja vive em constante estado de alerta, por estar sempre observando à distância o objeto desejado, e pode enxergar nas trevasm onde poucos enxergam.

Daí surge a idéia de o que é ATITUDE FILOSÓFICA? Na atitude filosófica, pressupõe-se necessariamente um afastamento, um distanciamento do objeto analisado, para poder analisar com clareza. Há um distanciamento do objeto, porém sem o perdê-lo de vista;

Atitude crítica - tem necessariamente dois momentos.
Tem a negativa: que é o fato de negar o estabelecido, negar o senso comum;
E a positiva - é interrogar (o que? como? por quê?)

Primeiro essa atitude crítica, NEGA (Será que eu sei o que acho que sei?) e depois você se QUESTIONA (como? porque?)

E daí chegasse na REFLEXÃO FILOSÓFICA , que começa com o DISTANCIAMENTO, num segundo momento temos o questionamento em relação ao que se sabe, ao que já está estabelecido e em terceiro mais questinamentos até que se chegue a uma conclusão, mesmo que seja pra confirmar o que já sabia ou admitir outra verdade, desde que se chegue a uma Verdade;

A filosofia ( o questionamento) já existia bem antigamente (há 26 séculos antes de Cristo), como pode ser notado desde muito tempo o homem já se questionavam e chegaram á conclusão de que as coisas vivem em constante transformação; Mais tarde com o surgimento do Cristianismo,a Igreja aboliu todo esse lado filosófica da história, durante esse período em que o poder estava com a Igreja, houve uma estagnação dos pensamentos filosóficos, além da igreja ter feito parte disso, era cômodo para o próprio homem não questionar, porque era muito confortável aceitar os pensamentos da igreja, sem questioná-la e só mais tarde esses pensamentos filosóficos recomeçaram, com o RENASCIMENTO e mais concretamente no final do séc. XIX com a teoria da evolução explanada por Darwim.

*************************************************************************************

SOFISTAS

Com o surgimento da demoracia, surge também os debates; (havia uma praça onde as pessoas se reuniam, começava com uma pessoa falando e depois a discussão se abria para que o restante das pessoas também falassem, e dentre essas pessoas (q eram pessoas do povo) tinham aquelas que mais se destacavam, geralmente eram pessoas que tinham melhores condições e tinham o domínio da palavra, da oratória;
A essas pessoas deram o nome de SOFISTAS, possuiam o brilho da oratória, tinham um poder de persuação incrível e diante disso as pessoas começaram a chamá-los para dar aulas de orátoria e os remunerava por isso...


No diálogo Sofista, Platão demonstra que a sofística tinham como objetivo o desenvolvimentodo do poder de argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Os Sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia, levando em consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloqüência e sagacidade mental, ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados. Transmitindo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários. A parir dessas concepções, não haveria uma verdade única, absoluta. Tudo seria relativo ao homem, ao momento, a um conjunto de fatores ecircunstâncias. E foi devido a essas características que a palavra sofismo ganhou o sentido de impostor, o fabricante de uma realidade fictícia, perdendo o sentido Etimologicamente, do termo sofista que significa sábio.
Esse diálogo demonstra que os Sofistas na fabricação de realidade fictícia colocada por Platão, possui um aspecto do discurso que matreiramente distorce o significado de termos fundamentais (por exemplo amor, liberdade, etc.) É a corrupção da palavra, que ao desvincular-se da realidade (da verdadeira realidade) pelo mero culto à forma ou como veículo de poder faz como que o real cede aos desígnios do orador.

O sofistas queriam, rebuscadamente, mudar as pessoas com argumentos que diziam que as percepções teriam que ser respeitadas. Platão fazia o caminho oposto, não dava respostas prontas, influenciava as pessoas ao questionamento, dizia que a percepção induzia ao erro.

Os sofistas NUNCA escreveram, o que há hoje (escrito) a respeito dos sofistas são as críticas do filósoso em relaçao a eles.

Um comentário:

  1. AMigaaaaaaa lindaaaaaaaa obrigada viuuu
    vc me ajudoa muitoo com seu blog huahauhauhau
    se nao fosse ele.....
    amiga ta muu s2
    bjãooo carlinhaaaaa

    ResponderExcluir