terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FILOSOFIA DO DIREITO -- Prof. CIbele (03/02/09)

♣♣♣♣♣ ♣♣ ANOTAÇÕES DIA 03 DE FEVEREIRO DE 2009 ♣♣♣♣♣♣
Filosofia do Direito...
Homem Animal? ou Homem Racional??
A origem do homem sempre foi um tema bastante polêmico, pois as correntes existentes são totalmente contrárias, temos o criacionismo (baseada em conceitos bíblicos) e o evolucionismo (embasado nos estudos científicos).
O homem, icialmente, conhecia apenas uma teoria, o CRIACIONISMO, que dizia a origem do homem pela visão bíblica, sendo o homem uma criação divina, feito à imagem e semelhança de Deus, não por ser bonito, mas por ser poderoso, essa teoria reinou absoluta até meados do século XIX, quando surgiu o pensamento de Charles Darwin, que explanava a idéia de que o homem nada mais é, que a evolução dos primatas (macacos).
Já prevendo o grande impacto que essa descoberta causaria na sociedade, Charles Darwin esperou 12 anos para expor sua teoria, ao mesmo tempo em que o mundo passava por grandes outras descobertas, como por exemplo a descoberta da existência de outros planetas, dos pensamentos de Freud, que dizia que o homem tem um porão, um mal dentro de si, incontrolável.
Essa passagem do criacionismo para o evolucionismo foi muito dificil para o ser humano, pois a partir daí ele é obrigado a aceitar que nós não somos imagem e semelhança de Cristo e sim provenientes do macaco, ou seja, a visão bíblica sempre foi mais confortante para o ser humano, que sempre se pôs ao centro de tudo, e logo, deu à teoria evolucionista uma versão mais confortável, a de que o homem provém sim dos primatas, mas que foi o único capaz dessa evolução, pois somos dotados de raciocínio, nos pondo novamente no topo do mundo, como seres supremos.
O homem sempre buscou resposta pra tudo e dentro do raciocínio lógico tem conseguido respostas aceitáveis para as mais complexas perguntas, como por exemplo a origem do homem, contudo ainda há questões que não foram solucionadas, como a morte, como ela é? o que acontece após a morte?, questões que motivam e intrigam o homem, que no auge de sua evolução ainda não conseguiu respostas concretas para esses questionamentos...
E por sermos movidos pelo poder, somos capazes de qualquer coisa para atingir os objetivos almejados, mesmo que isso fuja da racionalidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário